domingo, 1 de maio de 2011

Casa do Albergado - Presídio é referência na reeducação de detentos

Desde 2005, a Casa do Albergado Bela Vista prova que enquanto o país sofre com a violência, Contagem sedia um importante projeto piloto de reeducação para detentos, mantido pelo Conselho da Comunidade. A casa é alugada e atende 40 reeducandos, utilizando recursos financeiros e cestas-básicas provenientes do pagamento de Penas Alternativas.

De acordo com a presidente e uma das fundadoras, Luzia Gomes Zevallos Del Barco, a instituição é um modelo experimental e, portanto, diferente de tudo o que existe atualmente. "A Casa do Albergado não tem grades, os agentes penitenciários não portam armas e o trabalho realizado é baseado na confiança que os idealizadores do projeto possuem nos reeducandos", esclarece.

Funcionamento
De acordo com Luzia, o projeto foi iniciado há cerca de 10 anos, tendo como base a Lei de Execução Penal (Lei n° 7.210/1984), que engloba a assistência do egresso, o trabalho interno e externo e os deveres, direitos e disciplina. Hoje, a Casa é um espaço de transição, como expõe Luzia, "o reeducando, como gosto de me referir ao detento, na casa, tem um pé no presídio e outro na rua. Se ele faz tudo certo estará livre, se faz algo de errado, corre o risco de ser regredido", colocou.

O albergado que reside na casa vem do regime semi-aberto oriundos de penitenciárias e delegacias, incluídos no sistema de progressão passando para o regime aberto. "No regime fechado, o detento fica atrás das grades, no semi-aberto, fica entre os muros e pode trabalhar, mas com escolta; já no aberto, ele pode trabalhar fora, sem escolta, e depois volta para a prisão, como no caso, a Casa do Albergado", explica.

No fundo, a Casa do Albergado continua sendo uma prisão, só que diferente, sendo a última fase que o reeducando cumpre da pena, antes da condicional e posterior liberdade. O detento mora na Casa, trabalha fora e passa as noites e fins-de-semana nela. "Vale ressaltar que são raros os casos de fuga, que consistem no não regresso do detento à Casa do Albergado e para tais casos a tolerância é zero e cabe ao juiz decidir o futuro do infrator", assegura Luzia Del Barco.

Rotina
No dia-a-dia da Casa, os reeducandos são os responsáveis pela limpeza e lavanderia. Eles são divididos em quartos de quatro a seis pessoas, todos do sexo masculino. A Casa do Albergado é uma residência comum, alugada, equipada apenas com televisão, sem telefone ou qualquer outro equipamento de lazer para os detentos.

Eles têm permissão para procurar emprego por conta própria, saem pela manhã e voltam à noite. A maior parte dos que hoje são internos da Casa do Albergado trabalham em busca da readaptação social e ajudam financeiramente as famílias. "Eles correm atrás do emprego, progridem sozinhos e com o apoio da família; por isso, sempre voltam", enfatiza Luzia.

Objetivo
O principal objetivo da Casa do Albergado, como ressalta Luzia, é a reeducação dos detentos e sua re-inserção na sociedade. É um trabalho cuidadoso e demanda muita dedicação, facilitando a criação de laços afetivos. "É muito importante que a sociedade saiba que as pessoas mudam, se regeneram e voltam a conviver em sociedade, depois de pagarem suas penas, sendo que, muitas desses ex-detentos, acabam se envolvendo na causa e ajudando outros que vivem a mesma situação", afirma Luzia.

E sua maior felicidade é ver o resultado do projeto, exemplificando ao mostrar uma bíblia, com um recado de amizade, presente de um ex-reeducando, que hoje prega o Evangelho para os internos da Casa e ajuda os reeducandos na busca de uma vida digna, de trabalho e fé.
Postado dia 01/05/2011 às 23:03
Fonte: http://www.folhadecontagem.com.br/site/modules.php?name=News&file=article&sid=3967

COMENTÁRIO:

As casas do albergado é um importante instrumento de re-socialização pois é o estagio final do vinculo que o detento tem com o regime penal onde o apenado estabelece o mais forte compromisso com a sua auto recuperação por que a casa do albergado é quase que um ensaio para a vida em liberdade onde o cidadão trabalha durante o dia e volta a noite para casa para descansar.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário