Entrevista Entrevista com policial militar musico membro da orquestra sinfônica da policia militar do estado de minas gerais
1 A quanto tempo se ingressou a policia militar mineira e qual o posto que exerce?
Entrei para a policia militar de minas gerais em meados do ano de 2006 e me ingressei como musico da orquestra sinfônica na função de musico função esta que iniciei na infância e continuo me aprimorar tanto na orquestra da PM quanto na minha vida acadêmica no curso de musica da universidade do estado de minas gerais.
2 O que o motivou a ingressar no corpo da policia militar de minas gerais?
Acredito que minha maior motivação tenha sido a possibilidade de pertencer a um conciso e evidentemente disciplinado grupo de pessoas com a crença no poder da musica como instrumento e parceira coadjuvante no combate aos fatores que levam a criminalidade e o desvio da ordem publica.
3 qual é a sua rotina diária relacionada à sua profissão?
Ensaio ensaio e mais ensaio a profissão de musico por se só exige muita disciplina e dedicação e ao fato de ser musico da PM estes atributos se tornam ainda mais potencializados.
4 como é a relação profissional sua e de seu destacamento junto a comunidade?
A orquestra da policia militar de minas gerais é única orquestra militar de toda America latina e por isso e por outros é um importante instrumento de aproximação da policia militar com a comunidade em geral comunidade esta que nos acolhe com muito apreso durante nossas apresentações o que é muito gratificante para nos.
5 como você avalia a visão e interação da comunidade principalmente a mais carente frente as ações comunitárias desenvolvidas pela policia militar MG a qual também participa?
Pelo menos ao meu ver nas oportunidades que tive de interagir junto as comunidades em especial as de regiões mais desprovidas de recursos básicos as experiências foram bastante boas onde os moradores nos recebia com bons olhos em especial os mais jovens que de sertã forma se espantavam positivamente com a existência de policiais músicos o que acredito ser algo muito interessante pois trás a estes moradores uma percepção em relação a PM diferente a apenas a repressão .
Comentário: Apesar da entrevista ter sido muito curta pois o entrevistado estava com outros compromissos mas acredito que foi o suficiente para deduzir que a um interesse ou estratégia do poder de segurança publica personificada pela PM em promover uma aproximação mais amistosa junto a comunidade gerando assim a possibilidade de introduzir ações ou instrumentos preventivos e não somente repressivos ao combate a criminalidade.
As ações da Polícia Militar, junto a comunidade vai além do esperado a priori pela população, pois, além de ações de combate ao crime, a intituição acaba por atuar na prevenção dos fatores que levam ao crime, entre elas, pode-se incluir o uso da música, como instrumento de aproximação amistosa junto a comunidade como um todo, facilitanto assim outras ações mais afetivas, principalmente junto aos jovens que passam a ver a Policia Militar não como uma ameaça mas sim, como um exemplo a ser seguido.
ResponderExcluir